PREFEITURA DO MUNICÍPIO
DE PORTO FELIZ
- ESTADO DE SÃO PAULO -
SECRETARIA DE CULTURA,
ESPORTES E TURISMO
Nosso Patrono: Dr. Cesário Motta Júnior

"Retrato Do Dr. Cesário Motta",
(Por Almeida Júnior)
O patrono da Biblioteca Municipal, Dr. Cesário Nazianzeno De Azevedo Mota E Magalhães Júnior, mais conhecido como Cesário Motta Júnior ou apenas Cesário Motta, foi porto-felicense e um grande brasileiro. Um cidadão que realmente pode encher nosso município de orgulho, por tudo o que realizou em sua breve vida (viveu 50 anos, tendo nascido em 5/03/1847 e falecido em 25/04/1897).
Embora a maior parte de sua atuação tenha sido fora da cidade, Cesário Motta nasceu e cresceu aqui. Só deixou a cidade para iniciar seus estudos, indo para o Rio De Janeiro para fazer a escola de Medicina. Ficou vários anos por lá, onde casou-se e foi iniciado na maçonaria.
Pouco após ter se formado médico, mudou-se para Capivari. Não tardou a entrar para a política e ingressar no Poder Público, e então mudou-se para São Paulo e, no final de sua vida, para o Rio De Janeiro.
A lista de realizações do Dr. Cesário é enorme. Antes mesmo de formar-se na faculdade deu uma grande contribuição para o País, participando da Convenção De Itu (fundamental para a Proclamação Da República). Antes de virar político, fez muito pelos pobres, atendendo muitas pessoas que não tinham quase nada, chegando a se chamado de médico dos pobres. Eleito deputado e depois nomeado secretário, atuou nas áreas da Educação e da Saúde. Fundou várias instituições no estado, principalmente escolas, e combateu epidemias.
E Cesário era muito ambicioso, ativo e influente, chegando a “haver dedo dele” em vários outros assuntos. Por exemplo: O quadro “A Partida Da Monção”, de Almeida Jr. (uma obra muito importante para Porto Feliz e sua ligação com o moviemento monçoeiro), foi idealizado por Cesário Motta, numa especie de “pedido informal” ao grande pintor ituano, em nome do governo do estado. Uma atitude de objetivo duplo, visando enaltecer o valor de sua cidade natal como local histórico e também valorizar a herança dos colonizadores e expansionistas de nosso país.
Sua morte e enterro abalaram todo o estado de São Paulo; seu caixão teve de parar em várias cidades e multidões acorreram para prestar uma última homenagem – foi um político trabalhador, produtivo e querido. E o Dr. Cesário Motta foi homenageado em várias partes de nosso país, tendo seu nome emprestado para várias ruas e praças. Há Rua Cesário Motta em São Paulo, Campinas, Santo André, Sorocaba, Ribeirão Preto e outras cidades do interior paulista... Além dele ser dado à várias instiuições, como ao Museu Histórico e Pedagógico de Capivari e a uma escola estadual em Itu.
Cesário Motta Júnior: Exemplo de homem multifacetado e incansável! E podemos nos orgulhar: porto-felicense!


"Convenção de Itu"
(Óleo sobre tela de Jonas de Barros , cerca de 1873)