Predio novo.png

A Biblioteca Voltou!

 

Após ficar três anos no prédio da antiga delegacia e algumas semanas fechada para a mudança, a Biblioteca Pública Municipal “Dr. Cesário Motta Júnior” voltou para seu prédio original, a construção que já foi uma estação de trem.

A reinauguração deu-se no dia 28 de julho, às 10h. Mesmo sendo na manhã de um sábado, diversas pessoas vieram para o evento, e o prédio chegou a ficar lotado ao ser visitado por todos. Estiveram presentes várias autoridades do Poder Público, diversos usuários da Biblioteca, professores, crianças e jovens...

Discursaram as responsáveis pela Biblioteca, Graciele Márcia Perdigão (Bibliotecária), e pelo Arquivo, Janaina Piva Mancio (Arquivista Historiógrafo). Também o Diretor De Cultura, Esportes E Turismo, Flávio Torres Napoli, e o Prefeito Municipal, Dr. Antonio Cassio Habice Prado. Também esteve presente Alessandra Atti, vice-presidente do CRB 8 (Conselho Regional De Biblioteconomia - 8a. Região).

 

Prédio Sofreu Muitos Danos

O “prédio da estação”, como é conhecido por muitos ainda, acumulou muitos problemas ao longo de 15 anos de funcionamento (desde 2000, quando foi transformado na sede da Biblioteca de do Arquivo). Precisou ser fechado para reparos em 2015, pois havia muitos pontos de infiltração de água e vários danos provocados por pombos.

Em junho e julho daquele ano, a Biblioteca Municipal e o Arquivo Histórico foram transferidos para o prédio atrás da Câmara Municipal, que já havia sido ocupado pela Diretoria De Educação e pela Diretoria De Cultura, Esportes E Turismo. A estadia deveria ter sido apenas por alguns meses, mas prolongou-se por exatos três anos.

 

Nova Fase

O “prédio da estação” foi reformado, e isso foi feito através de um esforço conjunto do Setor De Obras da Prefeitura com vários reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária de Porto Feliz. Móveis novos foram comprados, tanto para uso dos usuários quanto dos funcionários. O ambiente ficou muito mais organizado e agradável. Várias medidas para garantir acessibilidade foram adotadas, como maior espaço entre as estantes e de corrimãos adequados. Novos funcionários foram contratados, de modo a garantir que os cuidados frequentes com o prédio sejam executados adequadamente.

A tudo isso foram somadas as muitas doações de livros, vindas de diversas organizações e pessoas, que melhoraram enormemente o acervo. É garantido que a Biblioteca De Porto Feliz entrou numa nova fase, muito melhor.

 

A Importância Da Biblioteca E Dos Livros

O livro (e as publicações, de forma geral) não perde sua mágica e seu prazer. As pessoas, em sua maioria, ainda gostam mais de ler em papel do que no computador e em outros acessórios. O fato é que ainda não se criou um aparelho popular que permita leitura sem os efeitos de “cansaço na vista” que irritam e desestimulam. Há também aquele charme de ler um bom livro numa noite fria, com uma caneca de bebida quente acompanhando... Insuperável.

E, apesar das vendas de livros se tornarem mais comuns e fáceis, e da Internet, que garante acesso fácil à informação, as bibliotecas ainda tem papel importantíssimo. Ainda são muito requisitadas pelos cidadãos, ainda são visitadas por todas as camadas da população. Pois nos livros e outra publicações as melhores obras são dispostas da melhor maneira, e nas bibliotecas as melhores obras podem ser encontradas. As biblioteca fazem um papel orientação dos leitores, quase um mentoreamento.

As bibliotecas públicas de hoje seriam consideradas tesouros inestimáveis por sociedades de duzentos anos atrás ou mais. Conhecimento, educação, ainda é poder. Mas nós valorizamos pouco o que temos em abundância, o que podemos obter com facilidade. E assim a palavra impressa (principalmente representada pelo livro) acabou perdendo sua aura de instrumento revolucionário do desenvolvimento humano.

Numa biblioteca, as pessoas encontram histórias e informações. Elas podem ir até lá à procura de lazer e de formação, e dificilmente ficam decepcionadas. Nela podem ser encontradas as aventuras de grandes heróis, as trapalhadas dos personagens mais fofos, os romances dos amantes mais apaixonados, os dramas da humanidade. E nela também estão os conhecimentos para melhorar de vida, os métodos para crescer, as informações que podem fazer diferença cruscial para pessoas e organizações.

Numa biblioteca estão Sherlock Holmes, Drácula, Frankenstein, Harry Potter, Perci Jackson, os Jogos Vorazes, a Terra Média. Numa biblioteca estão a Lógica, a Astronomia, a Geologia, a Psicologia, o Ocultismo, todas as ciências e todas as matérias escolares. Através dela pode-se conhecer as pessoas, os lugares e as épocas mais incríveis, através de livros e revistas com biografias e sobre geografia e história. Numa biblioteca está a pequena parte do Universo real (sempre surpreendente) já mapeada pelo homem, e grande parte de todos o Universos fictícios criados por ele. Sim, uma biblioteca tem esse potencial de nave espacial mesclado com máquina do tempo e portal mágico, permitindo viajar para longe e fazer amizades com os tipos mais fantásticos.

E tudo isso na sua cidade, não tão longe de sua casa, de graça.

 

 

Serviços

Atualmente, a Biblioteca De Porto Feliz tem disponível:

  • Acervo com cerca de 15.000 exemplares, entre livros, quadrinhos, revistas, DVDs e CDs.

  • Salas de leitura para apreciar os livros ali mesmo, com conforto;

  • Incluindo um espaço infantil, com móveis e ambiente mais apropriados para as crianças;

  • E uma sala para estudo individual, que garante maior tranquilidade;

  • Empréstimo de obras para usuários cadastrados (02 por pessoa, podendo ser extendido para 04 em caso de pesquisas escolares);

  • A Biblioteca recebe doações de livros e outras publicações e, quando não integra as obras a seu acervo, repassa para outras organizações e para cidadãos (as regras para as doações estão no Regulamento do setor, que pode ser conferido no site, por telefone ou no local).

 

Cadastramento

O interessado em emprestar livros deve:

  • Trazer consigo um documento com foto (RG, CNH etc);

  • Um comprovante de residência recente (Conta de água, luz etc);

  • Deixar pelo menos um número de telefone e, se possível, outras formas de contato, como e-mail;

  • Caso resida na zona rural, deixar o número da caixa postal;

  • Ler o regulamento;

  • Assinar sua ficha de cadastro.

  • Crianças e adolescentes devem cumprir outros requisitos, e isso pode ser verificado no Regulamento, bem como as regras para o empréstimo.

 

Contato

 

O Arquivo Histórico

Junto com a Biblioteca Cesário funciona outro setor da Cultura, o Arquivo Histórico Municipal “Sérgio Buarque De Holanda”. A responsável é Janaina Piva Mancio. O Arquivo é um setor um pouco menos conhecido e visitado, por sua natureza um tanto diferente da Biblioteca: Ele cuida do recebimento, preservação e organização de documentos e outras formas de registro (tais como fotos), em que fica inscrita a história da cidade e de seus cidadãos.

O Arquivo está aberto para receber doações de documentos e outros materiais. Em caso de ter algo que queria doar, deve-se verificar ligando para o 3262-4544.

Tal como a Biblioteca, o Arquivo tem página no Facebook, e nela são postadas frequentemente fotos de alguns dos muitos documentos que compõem seu acervo. Essas fotos frequentemente trazem à lembrança muitos fatos da história do cotidiano de Porto Feliz, e até já ajudaram algumas pessoas.

O setor recebeu seu nome para homenagear o historiador Sérgio Buarque De Holanda (pai do cantor Chico Buarque). O Sr. Sérgio, entre outros feitos, escreveu o livro Monções e instigou nossa cidade a criar a Semana Das Monções, na década de 50.